29 de agosto de 2014

Dom Aviz: consagrados são realidade significativa na Igreja




Cardeal Braz de Aviz participa de encontro, em Curitiba, da Vida Religiosa Consagrada no Brasil

Começou, nesta quinta-feira, 28, o encontro da Vida Religiosa Consagrada do Brasil. A reunião conta com a presença do prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica do Vaticano, Cardeal João Braz de Aviz, e acontece em Curitiba (PR).
Dom João disse que a proclamação de 2015 como ano da Vida Consagrada busca retomar as grandes linhas que o Concílio Vaticano II traçou e os caminhos percorridos pela vida consagrada até então. As discussões serão realizadas à luz do documento Perfectae Caritatis, que no ano que vem completa cinquenta anos.
O cardeal também comentou alguns temas relacionados à vida consagrada, como sua renovação a 50 anos do Concílio e o discipulado dos consagrados e consagradas na Igreja. Referindo-se especificamente à constituição dogmática Lumen gentium, ele disse que esse documento situa os religiosos como membros integrantes da Igreja povo de Deus, juntamente aos fiéis leigos.
“Os consagrados e as consagradas são hoje, na Igreja, uma realidade plural, numerosa e muito significativa. São homens e mulheres que respondem com suas vidas, não a um mandamento, mas aos conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência, dom divino e conservado por graça do próprio Deus”, salientou.
Dom João chamou a atenção do grupo para alguns problemas que são visíveis na Vida Consagrada e que merecem atenção e um processo constante de conversão. Entre essas problemáticas, ele citou, como exemplo, a desistência (a cada ano, 3000 religiosos abandonam a Vida Consagrada), a falta de vocações, pessoas tristes e amargas,  superiores ou madres que se mantém no poder por 20 ou 30 anos, dentre outros.
O encontro de Dom João com a Vida Consagrada continua até a noite desta sexta, 29.  Os religiosos terão como assessores para esse dia Irmã Márian Ambrosio, idp, Frei Clodovis Boff e Dom João Braz de Aviz.

0 comentários: